Turma:   1º ano.  |    Turno:   M/T  |    Aulas:   05  |    Área   de ensino: Biologia.  |    Data:  |   
Tema: Ecologia: o   estudo do mundo em que vivemos.  |   ||||
Objetivos:  |    Estratégias   de ensino  |    Material   didático  |    Avaliação  |   |
Identificaros   conceitos ecológicos como: população, comunidade, biota, biocenose,   ecossistema.  |    -Apresentação   dos conceitos através de slides e fixação do conteúdo com o auxilio de filmes   sobre o tema: população, comunidade, biota, biocenose, ecossistema. -Debate sobre o conteúdo.  |    Slide,   DVD.  |    Debate   dos pontos mais importantes analisados no vídeo.  |   |
Descrever os componentes   bióticos dos ecossistemas e como funcionam os níveis tróficos.  |    -Exposição verbal do assunto;  -Em grupo, montar uma cadeia   trófica com imagens de revistas e jornais.  -Pesquisas para casa sobre: habitat e   nicho ecológico.  |    Papel ofício, cola tesoura,   revistas, jornais.  |    Apresentação dos cartazes.  |   |
Apresentar os conceitos de   “Habitats” e “Nichos” ecológicos” e a importancia desses conceitos no   ecossistema.  |    -Leitura de textos; -Debate sobre os tópicos. -Pesquisa para casa sobre “Pirâmides   ecológicas”.    |    Livros, revistas, pesquisas de   internet.  |    Resumo do que foi discutido em   sala de aula.  |   |
Argumentar como ocorre o fluxo   de energia.  |    -Pesquisar no laboratório de   informática as pirâmides ecológicas; -Construir uma pirâmide   ecológica no power point..   |    Laboratório de internet   |    -Construção da pirâmide   ecológica; -Apresentação da pirâmide.  |   |
Identificar os fatores que   limitamos ecossistemas.   |    -Apresentação do conteúdo   através de slides; -Montagem de um ecossistema   artificial no laboratório -Elaborar relatório da   montagem.  |    Data show, garrafas pet, terra,   rolhas clã plástica.  |    Entrega do relatório sobre   análise dos resultados obtidos com ecossistema artificial.  |   |
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Plano de aula. Equipe: Camila Silva, David Luan e Neydjane Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Observações:
ResponderExcluirNo 1º dia, após o filme, seria bom acescentar o debate sobre o conteúdo de ensino.
No 2º dia - a pesquisa não é para casa? Então, deve cita.
E, na aula do 3º dia, será ler a pesquisa ou socializar o que pesquisaram? E a "Pesquisa sobre “Pirâmides ecológicas”" não é para casa, registre isso, também.
Corrijam.