sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Plano de aula. Equipe: Camila Silva, David Luan e Neydjane Oliveira

Instituição de ensino:
Turma: 1º ano.
Turno: M/T
Aulas: 05
Área de ensino: Biologia.
Data:
Tema: Ecologia: o estudo do mundo em que vivemos.
Objetivos:
Estratégias de ensino
Material didático
Avaliação
Identificaros conceitos ecológicos como: população, comunidade, biota, biocenose, ecossistema.
-Apresentação dos conceitos através de slides e fixação do conteúdo com o auxilio de filmes sobre o tema: população, comunidade, biota, biocenose, ecossistema.
-Debate sobre o conteúdo.
Slide, DVD.
Debate dos pontos mais importantes analisados no vídeo.
Descrever os componentes bióticos dos ecossistemas e como funcionam os níveis tróficos.
-Exposição verbal do assunto;
-Em grupo, montar uma cadeia trófica com imagens de revistas e jornais.
-Pesquisas para casa sobre: habitat e nicho ecológico.
 
Papel ofício, cola tesoura, revistas, jornais.
Apresentação dos cartazes.
Apresentar os conceitos de “Habitats” e “Nichos” ecológicos” e a importancia desses conceitos no ecossistema.
-Leitura de textos;
-Debate sobre os tópicos.
-Pesquisa para casa sobre “Pirâmides ecológicas”.  
Livros, revistas, pesquisas de internet.
Resumo do que foi discutido em sala de aula.
Argumentar como ocorre o fluxo de energia.
-Pesquisar no laboratório de informática as pirâmides ecológicas;
-Construir uma pirâmide ecológica no power point..
Laboratório de internet
-Construção da pirâmide ecológica;
-Apresentação da pirâmide.
Identificar os fatores que limitamos ecossistemas.
-Apresentação do conteúdo através de slides;
-Montagem de um ecossistema artificial no laboratório
-Elaborar relatório da montagem.
Data show, garrafas pet, terra, rolhas clã plástica.
Entrega do relatório sobre análise dos resultados obtidos com ecossistema artificial.

Um comentário:

  1. Observações:
    No 1º dia, após o filme, seria bom acescentar o debate sobre o conteúdo de ensino.
    No 2º dia - a pesquisa não é para casa? Então, deve cita.
    E, na aula do 3º dia, será ler a pesquisa ou socializar o que pesquisaram? E a "Pesquisa sobre “Pirâmides ecológicas”" não é para casa, registre isso, também.

    Corrijam.

    ResponderExcluir