terça-feira, 8 de novembro de 2011

Entrevista a professor de Biologia. - Por Camila SIlva.


PLANO DE ENSINO.

1 – Na elaboração do “Plano de Ensino” (anual), para trabalhar na turma, você acha importante elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?
R: Acho importante fazer em grupo, pois as opiniões podem se completar formando um só conteúdo. Como todos os professores devem estar interessados no desenvolvimento do aluno, é importante se fazer à elaboração do plano de ensino em conjunto, assim todos constroem uma forma harmônica de se ensinar.

2 – Para definir o Plano de Ensino - você acha importante considerar: os PCNs (delineados pela Secretaria de Educação), perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?
Não sigo os PCNs e sim o perfil da turma, tento selecionar no livro didático os assuntos que colaborem na construção da aprendizagem.

 PLANO DE AULA.

1 – Você se preocupa em elaborar o Plano de Aula?
Sim. Porque me sinto mais seguro para transmitir o conhecimento para os alunos.

2 – Seu “Plano de Aula” é construído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa desta elaboração?
Bimestralmente. Todos os professores de biologia participam da elaboração do plano de aula.

3 – Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?
Saber associar o assunto com o que eles necessitam em seu dia-a-dia, associar com a sua realidade e com  que eles precisam para enfrentar o futuro.

4 – O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica? 
Tenho que aproveitar o que esta disponível na escola, por isso eu uso data-show, pois é uma tecnologia acessível onde leciono.

5 - Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?
Não utilizo prova, prefiro avaliar através da participação em sala de aula e trabalhos em grupos também realizados em sala de aula.

 METODOLOGIA DE ENSINO.

1 – Qual(is) o(s) procedimento(s) metodológico(s) você acha mais eficaz a ser aplicados em sala de aula? Isto é, qual a metodologia de ensino que usa mais?
Uso data-show, gosto de escrever tópicos que facilitam a compreensão do assunto e dialogar o máximo com os alunos para que eles assimilem o conteúdo e tirem suas dúvidas.

2 – Na sua aula, como seus alunos participam? E, como se dá a interação entre aluno X professor, em sua sala de aula?
Eles participam, alguns chegam com matérias para discutir em sala de aula. Tenho uma boa relação com os meus alunos.

3 - Você prefere que os alunos utilizem nos seminários ou trabalhos em sala de aula?
Trabalhos em sala da aula, pois analiso como eles estão trabalhando.

 ESPECÍFICA

Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?
Como disse Paulo Freire “O professor aprende enquanto ensina e o aluno ensina enquanto aprende”. Como professores, devemos acreditar nisso porque cada aluno possui algo a nos ensinar. Temos grande responsabilidade em formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade social.


5 comentários:

  1. Excelente, Camila.
    Agora questiono, quando a pessoa entrevistada citou "Temos grande responsabilidade em formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade social", que você acha que desejou dizer?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ele quis falar sobre a nossa responsablidade, enquanto professores de biologia, de contruir valores que sejam importantes para o desenvolvimento social. Como por exemplo, levar os alunos a compreender que somos responsáveis pelo bem estar ambiental e que nossas atitudes estão intimamente ligadas a saúde do planeta.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meninas!!!
    Vocês são muito competentes!!!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola eu sou o Daniel Pascoal

    eu gostaria de saber o que è a Horafobìa

    ResponderExcluir