domingo, 13 de novembro de 2011

sintese da aula 27-10-11

Síntese da aula do dia 27-10-11
Foi relembrado que dentro do currículo tem um plano de ensino onde o professor pode explorar a didática para o seu trabalho, e que a instituição também elabora o seu perfil ex: na  federal que constrói o seu currículo  diante do perfil que ele quer dar. Esta foi a síntese que a prof. Renilze revisou. Após a mesma passou slide enfocando a importância dos objetivos  educacionais . Tendo referencia para formular valores e ideias da legislação do sistema escolar.  E que os propósitos de ensino estar relacionado com os objetivos gerais com a finalidade de conscientizar aos alunos.
-Os objetivos específicos - Onde se tem um circulo de relação entre: Objetivo geral, Métodos e conteúdo. Os objetivos expressam clareza endossando o grau de finalidade e passar os resultados para os alunos. Recomendação especifica são conhecimento, habilidades e a capacidade para a vida pratica.
-Conteúdos – baseados em conceito, ideias, princípios, leis científicos, processos, regras. Foi  relatado que os conteúdos de ensino é o professor quem escolhe, e que os conteúdos tem que ter uma dimensão critica social, investigação e comprovação.
Conceito de métodos de ensino- liga a necessidade da vida humana e a transformação da realidade social, os métodos dependem dos objetivos.
Após foi realizado questionário para duas grandes equipes.
 E cada um dos alunos fazer entrevista com um professor de biologia.
Aí vai o meu (Ana Lúcia Martins)
Entrevistado a professora: Raqueline da Cunha Costa
PLANO DE ENSINO.
1 – Na elaboração do “Plano de Ensino” (anual), para trabalhar na turma, você acha importante elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?
R=  Prefiro em grupos, devido a socialização das ideias.
2 – Para definir o Plano de Ensino - você acha importante considerar: os PCNs (delineados pela Secretaria de Educação), perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?
R=Perfil da turma e pcn’s além da cultura da instituição de ensino
 PLANO DE AULA.
1 – Você se preocupa em elaborar o Plano de Aula?
R= Sim possibilita a tração de artifícios para deixar uma aula atraente.
2 – Seu “Plano de Aula” é construído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa desta elaboração?
R= Semestralmente, professoras e gestoras.
3 – Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?
R= A participação dos estudantes
4 – O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica? 
R= - A cultura da escola
     -perfil dos estudantes

5 - Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?
R= trabalhos, provas, seminários e participação.

 METODOLOGIA DE ENSINO.
1 – Qual(is) o(s) procedimento(s) metodológico(s) você acha mais eficaz a ser aplicados em sala de aula? Isto é, qual a metodologia de ensino que usa mais?
R= Aula expositiva, conversas e atividades.
2 – Na sua aula, como seus alunos participam? E, como se dá a interação entre aluno X professor, em sua sala de aula?
R= bastante conversa, dialogo sobre o assunto.
·         Seminário
·         Conversa
3 - Você prefere que os alunos utilizem nos seminários ou trabalhos em sala de aula?
R= Seminários e trabalhos
ESPECÍFICA
Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?
R= Os estudantes são o futuro do amanhã! Levando em sua bagagem as mudanças socialmente adquiridas ao longo do sua aprendizagem, na transformação de um mundo melhor.

6 comentários:

  1. Vamos esclarecer melhor.
    Cada instituição de ensino elabora seu Currículo, diante de sua visão de mundo, de aluno, de formação que deseja dar, ...

    Cada professor elabora seu plano de ensino. E, deve definir o conteúdo de ensino, considerando aspectos exigidos socialmente, como: LDB, PCNs, necessidades dos alunos, etc...

    Inclusive, precisa elaborar o Plano de aula estabelecendo objetivo geral e específicos, metodologias de ensino, avaliações ...

    Procure entender cada detalhe deste.

    ResponderExcluir
  2. Qual seu entendimento diante da resposta dada pele pessoa entrevistada:

    "Os estudantes são o futuro do amanhã! Levando em sua bagagem as mudanças socialmente adquiridas ao longo do sua aprendizagem, na transformação de um mundo melhor".

    ResponderExcluir
  3. Durante a formação de professores são adquiridos muitos conhecimentos, através dos ensinamentos dados pelos professores e conhecimentos até que não sabia devido a precariedade da escola pública ou talves da ignorância do professor. Isso pode mudar se o professor levar seu conhecimento de aprendizagem (curricular) de forma correta para os alunos. Então, s eo professor passar o seu conteúdo, o da escola e também dos LBD e PCNS do qual é exigido. Com certeza o professor estará suprindo as necessidades do aluno e participando da transformação de um mundo melhor.
    Respondido por:Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Ana Lúcia.
    Grata por sua resposta.
    Parabéns pela dedicação.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola eu sou o Daniel sou Angolano e gostaria de saber o que è Homofobia

      Excluir