sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aula dia 24.11.11 -

A proposta desta aula foi criar uma música ou poesia com o tema disponibilizado pela professora: o processo avaliativo. A sala foi dividida em grupos e cada um optou pela melhor forma de apresentação da dinâmica. Antes da articulação dos grupos na montagem da dinâmica a professora expôs através do power point o que é planejamento, que ele deve possui tema, objetivos e estratégias de ensino. Também foi abordado sobre a avaliação. No contexto pedagógico de muitas escolas, a avaliação ainda é entendida como a repetição do que diz o livro, e só é feita de forma escrita. Essa avaliação só verifica se o aluno aprende ou não e o educando permanece o mesmo. Tem caráter classificatório, pois atribui nota tornando-se um julgamento exagerado. O novo método avaliativo defende que a avaliação deve ter aspecto qualitativo sobre a realidade da vida do aluno, tendo em vista a tomada de decisão. Nesta nova forma são abordadas três perspectivas: a diagnóstica que identifica o conhecimento prévio para a tomada de decisões, formativa que visa a tomada de decisões no processo de ensino e a contínua que propõe que uma avaliação em todo o processo de ensino. Para a finalização das aulas todos apresentaram a música criada. Nosso grupo criou uma poesia com o título: A Avaliação.


RESUMO POSTADO POR CAMILA SILVA

3 comentários:

  1. Excelente síntese, bem construída e coerente, estacanto as perspecitivas avaliativas: formativa, dignóstica e contínua.

    ResponderExcluir