Nesta aula a sala foi dividida em dois grupos: O grupo de observação e o grupo de verbalização. A proposta deste dia foi debater os capítulos 6 e 7 de Libâneo. Enquanto um grupo verbalizava, o outro observava, depois os papéis eram trocados.
Debatemos o assunto como se estivéssemos em uma sala de professores. Foram feitas análises importantes dos dois capítulos como: a importância dos objetivos gerais e específicos, o que são conteúdos e sua importância na produção de conhecimentos dos alunos. Além disso, discutimos a importância de se selecionar os conteúdos conforme as necessidades dos alunos e que a escolha desses conteúdos vai além dos programas oficiais e da simples organização lógica da matéria, ligando-se as exigências teóricas e práticas da vida social.
Outro ponto destacado foi como devemos atingir os objetivos do ensino, os métodos de ensino. Todos os meios e recursos de matérias que são utilizados pelo professor e pelos alunos conduzem o processo de ensino e aprendizagem e são essenciais para todas as matérias.
Essa forma dinâmica de se abordar os capítulos de Libâneo obteve resultados positivos, pois todos os alunos conseguiram expor suas opniões sobre o assunto e os conteúdos poderam ser fixados através do diálogo.
Excelente!!!
ResponderExcluirMuito bem sintetizada!!!
Atividade computada!!!
E, o que foi enfatizado, na disciplina didática, aula em 27 de outubro?
ResponderExcluirNão estive presente neste dia, professora, mas Ana Lúcia postará o resumo dessa aula em breve!
ResponderExcluir