sábado, 22 de outubro de 2011

Resumo de aula. Dia: 19.10.11.


Apresentação de seminários baseados nas tendências pedagógicas.

Tendência liberal tradicional: Na tendência liberal tradicional a escola desempenha papel de preparar os alunos nos aspectos moral e intelectual para assumir sua posição na sociedade.O conhecimento é o mesmo para todos e os indivíduos que encontram dificuldades devem superá-las e garantir seu lugar ao lado dos mais capazes.           
Seus métodos são centrados na exposição verbal da matéria e demonstração feitas pelo professor.
Nas atividades de fixação é enfatizado a repetição de conceitos para memorização.
O relacionamento entre professor e aluno é altamente formal, pois predomina a autoridade do professor.

Tendência progressista renovada: nessa tendência a relação do aluno com o professor é positivo e democrático, a escola tem o papel de adequar as necessidades individuais ao meio social. A metodologia é baseada em tentativas experimentais, pesquisas e descobertas. A avaliação é qualitativa.

Tendência tecnicista: a relação entre professores e alunos é estruturada e objetiva com papéis bem definidos. A metodologia é baseada na transmissão de informações. A escola tem o papel de moderar o comportamento humano, utiliza manuais de ensino elaboradas por especialistas para formar mão-de-obra para a sociedade. As avaliações são verbais objetivas.

Tendência libertária: tanto o aluno quanto o professor possuem o mesmo poder de decisão. A metodologia é baseada na autogestão, as matérias são colocadas à disposição dos alunos, mas não são cobradas. Vai do interesse de cada um. A escola tem o papel de valorizar a aprendizagem informal, via grupo. A avaliação valoriza qualquer produção do aluno.

Tendência libertadora: O professor e o aluno têm uma relação de dialógica e a metodologia é baseada em grupos de discussões para definir temas geradores de estudo. A educação tem o objetivo de transformas a sociedade. A avaliação é baseada na compreensão e reflexão crítica. Um dos principais colaboradores dessa tendência é Paulo Freire.

Tendência crítico-social: O professor e o aluno trabalham através da troca de conhecimentos. A metodologia é baseada na interação de conteúdos X realidades sociais, partindo do que o aluno já sabe. A escola prepara o aluno para o mundo adulto e suas contradições. A avaliação problematiza os conteúdos.

Um comentário:

  1. Muito bem resumida as tendências.
    Espero que tenham entendido.
    Deixo para reflexão, que postura de educador assumem e por quê?

    ResponderExcluir