quinta-feira, 6 de outubro de 2011

V encontro FAFIRE. Formação integral é formação para cidadania.

27.09.11 - ECOTUR. (Noite)
 Cidadania, Cultura Popular e Turismo Cultural.

Palestrante: Darciel Santos

No ECOTUR foram abordados os seguintes assuntos: a cultura popular, patrimônio e cidadania.
Cultura popular
A cultura popular surgiu através de tradições e costumes que é transferida de geração a geração. É uma cultura de interação entre pessoas de determinadas regiões que tem um amplo comportamento de crenças e opiniões sustentadas espalhando ao ambiente onde vive com suas idéias. E o turismo tem uma finalidade de preservar essas idéias do povo.  Como exemplos: o carnaval de Pernambuco, a cultura européia onde envolve musicas clássicas e a cultura tribal. O principal foco deste assunto é que a cultura que está perdendo a sua identidade, e o capitalismo crescente é o principal fator dessa mudança. A cultura comercial estar modificando a verdadeira síntese da cultura popular, como o cortejo de tambores silenciosos que perdeu a sua exponteinidade. Por que a cultura popular é o envolvimento onde se tem historia, onde há compromisso com a entidade. Quando ocorre a homogeneidade da cultura, o risco de que ela se extinga será bem maior, pois a variedade característica e original tem grande importância no enriquecimento político, cultural e econômico de uma região. A cultura é a emoção de construir, tem que ser espontânea sem perder a sua essência
Patrimônio- É atrelar a cultura popular com a cidadania. Tem dois sujeitos que define o patrimônio: a sociedade e o estado. O estado diz que a igreja é patrimônio cultural, é o conjunto de bens matérias e imateriais que representa a sociedade brasileira, assim diz a lei. Por exemplo, a capoeira no passado era crime e hoje houve a mudança através do olhar das pessoas, passando a ser patrimônio. O estado só considera patrimônio quando há persistência para que seja patrimônio. Patrimônio é o fenômeno do poder.
 Cidadania - é o direito relativo designado ao cidadão em que o individuo vive na cidade e ali participa ativamente das negociações políticas no e cumprimento dos deveres da sociedade. O cidadão também tem direito a fazer turismo desde que respeite a cultura local de onde esteja visitando.
Esses assuntos abordados foram bastante interessante onde todos interagiram.


28.09.11 - Cidadania, democracia, ética e responsabilidade social.  (Noite)
Palestrante: Profº  Eduardo Fonseca - Fafire e Profª Ana Vila Nova - Fafire.
Mediadora: Shalimar Gonçalves  -Fafire.

Democracia, ética, cidadania e responsabilidade social são conceitos que se integram. Para ser cidadão, devemos ter ética e viver em uma democracia, levando em consideração a responsabilidade de se viver em sociedade. Aprendemos esses conceitos na sala de aula, no convivo com outras pessoas que são iguais porque possuem os mesmos direitos e deveres e diferentes em suas individualidades.
 O professor, que tem grande responsabilidade no processo formativo do aluno, deve promover uma educação comprometida com a cidadania. Incentivando o respeito aos direitos humanos, a igualdade social, democracia e responsabilidade social.

29.09.11 - Cidadania: Meio ambiente e sustentabilidade. (Noite)
Debatedores: Porfª Andréa Karla- Fafire, Profº Múcio Banja - Fafire e Profº Jorge José - Fafire.

O tema cidadania: meio ambiente e sustentabilidade foi abordado com o filme: “ O Lixo extraordinário”, que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário de Jardim Gramacho, periferia do rio de Janeiro. Nesse ambiente ele fotografa os catadores de materiais recicláveis. A princípio tinha a intenção de apenas retrata-los, porém com o convívio com essas pessoas, descobre a dignidade e o desespero que enfrentam essa tão dura realidade.
 A abordagem desse tema torna-se de suma importância, já que a meta para 2014 é que não existam mais aterros sanitários em Pernambuco e em todas as cidades que receberam os jogos da copa. Por isso é necessário analisar quais serão as novas formas de se destinar os resíduos sólidos, sem prejudicar aqueles que dependem desses materiais para sua sobrevivência. 

Encontros como estes são fundamentais para o processo formativo do professor, pois proporciona o contato com diversas formas de informações, além da troca de experiência entre palestrantes e alunos interessados. O professor, como agente formador de opinião, deve sempre estar em contato com temas como os debatidos durante esse encontro.

Um comentário:

  1. Atividade Computada para a presença.

    Mas, qual foi o horário que vocês estiveram presente?
    Manhã, tarde ou noite?

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