quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Didática. Jose Carlos Libâneo. Resumo do capítulo II

Didática e democracia do ensino
Ensinar exige apreensão na preparação da criança e jovens para participação ativa na vida social, é caracterizada pelo trabalho do professor pela instrução e ensino indispensáveis a atividades conjuntas. Que proporciona domínio dos conhecimentos sistematizados e promove o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos na qual transcorre o processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimentos, habilidades e hábitos. Assim possibilitando aos alunos o melhor domínio das materiais e métodos de estudo.
A escola e o professor ao realizar suas tarefas básicas estão cumprindo responsabilidades sociais e políticas possibilitando conhecimentos, culturais e científicos aos alunos.
A educação escolar socializa o saber sistematizado e desenvolve capacidade cogntiva operativa para atuação no trabalho e nas metas sociais pela conquista dos direitos de cidadania.

                                   A escolarização e as lutas democráticas

A escolarização é um dos requisitos fundamentais para o processo de democratização da sociedade. A democracia é a conquista, pelo conjunto da população, das condições materiais, sociais, políticas e culturais que lhe possibilita participar na condução das decisões políticas e governamentais.
A escolarização básica constitui o instrumento indispensável à construção da sociedade democrática, a formação e ao exercício da cidadania. Dentro do estudo das matérias escolares e do domínio de métodos pelos quais desenvolvem suas capacidades cognativa, podem expressar de forma elaborada os conhecimentos dentro dos interesses majoritários da sociedade e inserir ativamente nas lutas sociais. É necessária a atuação política e pedagógica A política envolve os educares nos movimentos sociais e organizações-sindicais, nas lutas organizadas em defesas da escola unitária, democrática e gratuita. O pedagógico didático se expressa no planejamento do ensino, na formulação dos objetos, nas seleções dos conteúdos, no aprimoramento de métodos de ensino, na organização escolar e na avaliação.

                  O fracasso escolar precisa ser derrotado

Um dos mais graves problemas do sistema brasileiro é o fracasso do sistema escolar que se evidencia pelo grande número de desistência e reprovações devido à insuficiência de alfabetização principalmente em crianças mais pobres. Contudo a reprovação dos alunos não deve ser atribuída às causas isoladas, sejam por deficiências pessoais, sejam os fatores de natureza sócio-econômico ou na organização escolar, que na sua organização curricular e metodológica não esta preparada para utilizar procedimentos didáticos adequados para se trabalha e alguns procedimentos podem acabar descriminando socialmente a criança.
Então os objetivos são planejados tendo-se vista uma criança idealizada e não uma criança concreta. O ensino contribui para superação do fracasso escolar se os objetivos e conteúdos são acessíveis.
                    
                           As tarefas da escola pública democrática

A finalidade geral do ensino é estimular a assimilação afetiva dos conhecimentos sistematizados, das capacitações, habilidades e atitudes necessárias aprendizagem para o mundo do trabalho, para a família e para as demais exigências da vida social. Os objetivos, conteúdos e métodos da escola pública devem corresponder às exigências econômicas, sociais e políticas na conquista de uma democracia efetiva para os grupos sociais majoritários das sociedades.
                       
                     Compromisso social e ético dos professores

O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadões ativo e participante da família, no trabalho, nas associações de classes, na vida cultural e política. Com bastante empenho na instrução e educação dos alunos, dirigindo o ensino e as atividades de estudo de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidade física e intelectual, equipá-los para enfrentar os desafios da vida pratica e nas lutas sociais pela democratização das sociedades. 

3 comentários:

  1. Renilze Ferreira disse...

    Mudado o endereço do blog, agora é este:

    http://fafirebiologiadidatica20112.blogspot.com/

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  2. Ótimo!!!
    Que estas instruções não sejam apenas informações, mas que possam ser internalizadas de tal forma que venha tornar como paradigmas na vida de vocês e se reflitam nas suas práticas educativas.


    Só uma observação - corrijam a palavra "cognativa" para "cognitivas".

    Abraços - Renilze Ferreira.

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  3. Obrigada pela dica, professora. O engano ja foi corrigido!

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