sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O nosso blog surgiu pra que?

 Não é todo mundo que se imagina virando um blogueiro da noite para o dia. Afinal para manter um blog "vivo" é necessário criatividade, tempo, pesquisas... posso dizer que essa atividade tornou-se um desafio para nós.
 Tudo começou quando a nossa professora de didática propôs a criação de um blog para uma forma diferenciada de avaliação. É, confesso que foi um choque: Meu Deus pra onde vou com isso? Não tenho talento para ficar blogando e blogando... Mas com a necessidade faz o artista, aqui estamos nós (pelo menos durante os seis meses que a disciplina durar).
 Somos alunas do curso de ciências biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Seremos futuras licenciadas, professoras responsáveis por ensinar a ciência da vida (para quem não sabe biologia vem do grego: bio: vida; logia: estudo = estudo da vida). Por isso a didática torna-se essencial para nos ajudar a instigar a arte de pensar nos alunos.
  A didática nos fornece métodos e técnicas que auxiliam no ensino, além de estudar os processos de aprendizagem, as práticas de ensino e suas perspectivas critico-sociais. E já que o motivo da criação desse blog é a arte de pensar, nos inspiramos em um  grande pensador brasileiro, que dedicou seu tempo para refletir sobre a formação de professores na defesa de uma educação de qualidade:  José Carlos Libâneo. O nome do nosso blog é inspirado em um de seus trabalhos.
 O nosso blog surgiu de um desafio porque estudar didática vai muito além de conhecer definições e teorias. Envolve a necessidade de nos tornarmos professores que inovam e fazem a diferença.
                                
                                                     Camila Silva

5 comentários:

  1. Excelente depoimento!!!

    Amei!!!

    Vocês são D +!!!

    É isso aí, além dos conhecimentos tecnicos-científicos, como citou Libâneo (1994), temos que ter os conhecimentos práticos, e o blog direiciona esta abordagem!!!

    Muito legal, Ana Lúcia e Camila Silva!!!
    Um cheirão - Renilze Ferreira (Profª Didática - 2011.2)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora Renilze! Estamos buscando mais conhecimentos para compartilhar com todos aqui no blog.

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo!!!!
    Quando o aluno quer crescer ele vai buscar o conhecimento, torna-se autônomo.
    Um cheirão!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela foto, Ana Lúcia e Camila!!!
    Valeu mesmo!!!

    Segue abaixo o blog da turma:
    http://fafirebiologiadidatica20112.blogspot.com/
    Acesse o blog dos colegas e deixe registre seu parecer nos blogs deles.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Agora, precisam registrar a síntese do livro de Freire (1996) - Pedagogia da Autonomia.

    ResponderExcluir