sábado, 27 de agosto de 2011

Libaneo, 4 cap. o processo de ensino na escola

O processo de ensino na escola
O processo se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares combinando objetivos, conteúdos, métodos, e forma de organização do ensino. Assim assimilando ativamente os conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento de sua capacidade cognoscitiva do professo.  Portanto a atividade de ensino é um processo coordenado de ações docente que requer uma estruturação dos vários momentos de desenvolvimento da aula ou unidade didática.
As características do processo de ensino
Caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades cognoscitivas intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação intencional sistemático.
Processos didáticos básicos: aprendizagem e ensino
A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática do ensino e aprendizagem. Que consiste planejar, dirigir e controlar o processo de ensino. É necessário compreender: Aprendizagem –  a condução no processo de ensino requer
a) O processo de assimilação ativa, b) Os níveis de aprendizagem, c) Momentos interligados do processo de assimilação ativa, d) E as características da aprendizagem escolar.
O ensino – É uma combinação entre a condução de processo de ensino pelo professor e assimilação ativa como atividade autônoma e independente do aluno. E com três funções inseparáveis: a) organizar os conteúdos para a sua transmissão, de forma que os alunos possam ter uma relação subjetiva. b) Ajudar os alunos a conhecerem as suas possibilidades de aprender. c) dirigir e controlar a atividade docente para os objetivos da aprendizagem. Enfim o ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem do aluno. Existindo assim uma interação recíproca entre eles.
Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino
Os conteúdos, o ensino e aprendizagem operam com objetivos de determinadas exigências sociopolíticas e pedagógicas sob um conjunto de condições de situação didática concreta que asseguram o bom ensino e resultados satisfatórios no aprendizado, com relação cognitiva entre o aluno e a matéria.
Estruturação do trabalho docente
A didática estuda a tarefa da instrução e do ensino, cuida de extrair dos diversos campos de conhecimento humano. A estruturação da aula deve refletir o entendimento que temos procurado trazer, no nosso estudo, sobre o processo de ensino, tendo em vista a assimilação consciente e solida de conhecimentos de capacidade cognoscitivas. O trabalho do professor é uma atividade intencional, planejada visando atingir objetivos de aprendizagem. Portanto precisa ser estruturado e ordenado. A estruturação da aula é a organização, seqüência e inter-relação do trabalho docente,  ligação ao processo de ensino que implica na maneira de ser realizada.
O caráter educativo do processo de ensino e o ensino critico
O processo de ensino realiza tarefas no desempenho em que o professor deve ter em mente a formação de responsabilidade dos alunos, não somente no aspecto intelectual, mas também nos moral, afetivo e físico. assim torna-se a realização consciente e competente das tarefas de ensino e aprendizagem.
O ensino critico implica nos objetivos sócio-politicos e pedagógico ,conteúdos e métodos escolhido e organizado mediante a determinada postura na formação de suas capacidades e habilidades cognoscitivas e operativas na consciência critica.
O caráter do ensino esta ligado aos objetivos do ensino critico, vinculados aos princípios, condições e meios de direção e organização com finalidades sociopolítica e pedagogia da educação.



4 comentários:

  1. Quanto ao plano - veja a orientação:

    Quanto ao 3 objetivo corrija: deve-se iniciar como o verbo no infinitivo: Apresentar sugestão do que pode-se fazer para minimizar as mudanças climáticas.
    O conteúdo são mais situações didáticas.
    Veja o no livro e pesquise em sites sobre o que vai trabalhar com o aluno.
    Estão indo muito bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!
    Vamos discutir estes pontos na sala de aula.
    Só ressaltando que ao apontar "não somente no aspecto intelectual, mas também nos moral, afetivo e físico", direciona a sua formação holística.
    Levem suas sínteses.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS,EU TIREI VÁRIAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA E ESSE TEXTO ESTÁ RESUMIDO E CLARO.APRENDI MUITO.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS,EU TIREI VÁRIAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA E ESSE TEXTO ESTÁ RESUMIDO E CLARO.APRENDI MUITO.

    ResponderExcluir