O processo de ensino na escola
O processo se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares combinando objetivos, conteúdos, métodos, e forma de organização do ensino. Assim assimilando ativamente os conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento de sua capacidade cognoscitiva do professo. Portanto a atividade de ensino é um processo coordenado de ações docente que requer uma estruturação dos vários momentos de desenvolvimento da aula ou unidade didática.
As características do processo de ensino
Caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades cognoscitivas intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação intencional sistemático.
Processos didáticos básicos: aprendizagem e ensino
A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática do ensino e aprendizagem. Que consiste planejar, dirigir e controlar o processo de ensino. É necessário compreender: Aprendizagem – a condução no processo de ensino requer
a) O processo de assimilação ativa, b) Os níveis de aprendizagem, c) Momentos interligados do processo de assimilação ativa, d) E as características da aprendizagem escolar.
O ensino – É uma combinação entre a condução de processo de ensino pelo professor e assimilação ativa como atividade autônoma e independente do aluno. E com três funções inseparáveis: a) organizar os conteúdos para a sua transmissão, de forma que os alunos possam ter uma relação subjetiva. b) Ajudar os alunos a conhecerem as suas possibilidades de aprender. c) dirigir e controlar a atividade docente para os objetivos da aprendizagem. Enfim o ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem do aluno. Existindo assim uma interação recíproca entre eles.
Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino
Os conteúdos, o ensino e aprendizagem operam com objetivos de determinadas exigências sociopolíticas e pedagógicas sob um conjunto de condições de situação didática concreta que asseguram o bom ensino e resultados satisfatórios no aprendizado, com relação cognitiva entre o aluno e a matéria.
Estruturação do trabalho docente
A didática estuda a tarefa da instrução e do ensino, cuida de extrair dos diversos campos de conhecimento humano. A estruturação da aula deve refletir o entendimento que temos procurado trazer, no nosso estudo, sobre o processo de ensino, tendo em vista a assimilação consciente e solida de conhecimentos de capacidade cognoscitivas. O trabalho do professor é uma atividade intencional, planejada visando atingir objetivos de aprendizagem. Portanto precisa ser estruturado e ordenado. A estruturação da aula é a organização, seqüência e inter-relação do trabalho docente, ligação ao processo de ensino que implica na maneira de ser realizada.
O caráter educativo do processo de ensino e o ensino critico
O processo de ensino realiza tarefas no desempenho em que o professor deve ter em mente a formação de responsabilidade dos alunos, não somente no aspecto intelectual, mas também nos moral, afetivo e físico. assim torna-se a realização consciente e competente das tarefas de ensino e aprendizagem.
O ensino critico implica nos objetivos sócio-politicos e pedagógico ,conteúdos e métodos escolhido e organizado mediante a determinada postura na formação de suas capacidades e habilidades cognoscitivas e operativas na consciência critica.
O caráter do ensino esta ligado aos objetivos do ensino critico, vinculados aos princípios, condições e meios de direção e organização com finalidades sociopolítica e pedagogia da educação.
Quanto ao plano - veja a orientação:
ResponderExcluirQuanto ao 3 objetivo corrija: deve-se iniciar como o verbo no infinitivo: Apresentar sugestão do que pode-se fazer para minimizar as mudanças climáticas.
O conteúdo são mais situações didáticas.
Veja o no livro e pesquise em sites sobre o que vai trabalhar com o aluno.
Estão indo muito bem!!!
Muito bom!!!
ResponderExcluirVamos discutir estes pontos na sala de aula.
Só ressaltando que ao apontar "não somente no aspecto intelectual, mas também nos moral, afetivo e físico", direciona a sua formação holística.
Levem suas sínteses.
PARABÉNS,EU TIREI VÁRIAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA E ESSE TEXTO ESTÁ RESUMIDO E CLARO.APRENDI MUITO.
ResponderExcluirPARABÉNS,EU TIREI VÁRIAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA E ESSE TEXTO ESTÁ RESUMIDO E CLARO.APRENDI MUITO.
ResponderExcluir