domingo, 18 de setembro de 2011

Aula do dia 14.09.11

Nesta aula procuramos formas dinâmicas que facilitassem a fixação do assunto proposto no plano de aula. A pesquisa foi realizada através de sites propostos pela professora. Cada grupo escolheu o seu site e explorou suas ferramentas. Escolhemos o site: http://www.formador.com.br . Nele encontramos diversas dinâmicas que podem ser utilizadas na sala de aula. Escolhemos uma dinâmica bem prática que auxiliará na fixação do conteúdo da aula, além de envolver o aluno no processo de ensino. 

Dinâmica escolhida:  A colagem. 
Objetivos:
Comunicar uma mensagem de maneira criativa, usando instrumentos simples e material impresso disponível (revistas, jornais, etc).
Nº de Participantes:
Não há limites
Material:
Papelógrafo para todos os grupos, revistas, jornais, tesoura, cola, pincel atômico.
Desenrolar:
Divide-se o grupo em equipes de 5 a 8 pessoas.
O facilitador da dinâmica explica em que consiste a colagem: é um cartaz feito por diversas pessoas, com recortes, fotos, ou outros, para comunicar o que pensam estas pessoas sobre determinado tema. (O coordenador pode relembrar o tema que está sendo discutido).
As equipes, de 5 a 8 pessoas discutem o tema. Buscam fotos, recortes, letras de jornais e outros para expressar o que discutiram. Colam tudo num papelógrafo. As diferentes colagens são apresentadas em plenária e discute-se o que cada colagem quis dizer.
As pessoas que fizeram a colagem podem complementar as interpretações, se for preciso.