terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resulmo do capítulo 5. Libâneo.

O processo de ensino e o estudo ativo.
Neste capitulo a borda como professor deve dirigir, estimular e orientar as condições externas do ensino de maneira que pela atividade dos alunos os conhecimentos e habilidades façam progredir seu desenvolvimento mental. A finalidade dessa atividade direta e específica é favorecer atividade ativa.

Estudo ativo e o ensino.
Aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio da atividade propria do aluno é o processo no qual os alunos vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais. Os conteúdos representam o elemento determinante em torno do qual se realiza a atividade de estudo.
O estudo é atividade cognitiva do aluno por meio de tarefas concretas e prática, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimento, habilidades e hábitos sob direção do professor. Através da assimilação de conhecimento e habilidades ocorre o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas como percepção das coisas, o pensamento, a expressão do pensamento por palavras, o reconhecimento das propriedades e relações entre fato e fenômenos da realidade.

Atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual.
O trabalho do professor é frutífero quando o ensino dos conhecimentos e dos métodos de adquirir e aplicar conhecimentos, habilidades, capacidades e atitudes do aluno. O trabalho de planejar as aulas, traçar objetivos, explicar a mátria, escolher métodos e procedimentos didáticos, dar tarefas e exercícios, controlar e avaliar o progresso dos alunos e fazer progredir as capacidades intelectuais dos educando por isso é necessário que o professor domine o conteúdo da matéria, onde que cada aula, cada assunto, cada exercício, cada situação didática deve ser uma tarefa de pensamento para o aluno. Lembrando que não é suficiente saber o que diz o livro didático. O pensamento independente e criativo é necessário o ensino de habilidades e capacidades, ou seja, métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos são garantir a profundidade e a solidez do que é ensinado.

Algumas formas de estudo ativo.
O estudo ativo requer planejamento, organização e controle, de modo que acompanhe todos os momentos ou passos da aula. Que envolve uma serie de procedimento que visam despertar nos alunos habilidades e hábitos de caráter permanente como: fazer anotações no caderno durante a aula, usar livros didáticos, enciclopédias etc. e também:
Ø     Exercício de reprodução
Ø     Tarefas de preparação para o estudo
Ø     Tarefas na fase de assimilação da matéria
Ø     Tarefas na fase de consolidação e     aplicação
Fatores que influem no estudo ativo
São:
Ø     A incentivação (ou estimulação) para o estudo
- o incentivo á aprendizagem é o conjunto de estímulos que despertam nos alunos a sua motivação para aprender, de forma que as sua necessidades, interesses, desejos, sejam canalizados para a tarefa de estudo. A incentivação esta ligada ao conteúdo e o grau em que o professor consegue incitar o trabalho mental.    Já a motivação é o conjunto das forças internas que impulsionam o nosso comportamento para o objetivo e cuja direção é dada pela nossa inteligência. A primeira básica para o desenvolvimento intelectual do pensamento independente e criativo é a capacidade de reflexão própria, é adquirir métodos próprio de assimilação dos conhecimentos, significando que isso faz parte também do conteúdo da matéria.
Ø     O conhecimento das condições de aprendizagem do aluno
- a incentivação como condições de incitamento das forças cognoscitivas dos alunos depende do conhecimento das características individuais e sócio-culturais dos alunos, pois ensinamos a crianças que pertencem a determinadas família, a determinada classe social e cuja prática de vida influi na aprendizagem e desenvolvimento. O ensino depende de que os objetos entrem em correspondência com o nível de conhecimentos e experiências disponíveis, com o mundo social e cultural em vivem os alunos com suas capacidades potenciais de assimilação de conhecimentos. O professor não deve interpretar o comportamento do aluno com bases especificas do meio social em que vivem. Pois tais diferenças não se tornam o efetivo ponto de partida para o trabalho escolar.
  
A influência do professor e do ambiente escolar 

 A personalidade e atitude profissional são importantes, pois o professor tem que ter clareza dos objetivos educativos da sua profissão e dos propósitos a respeito da formação intelectual e moral dos alunos. A seriedade do professor se manifesta quando compreende o seu papel de instrumentalizar os alunos para a conquista dos conhecimentos e sua aplicação na vida prática. Tais propósitos devem ser concretizados na prática, através de aulas planejadas onde se evidenciem: a segurança nos conteúdos e nos métodos de ensino; a consciência e firmeza no cumprimento das exigências escolares pelos alunos; o respeito no relacionamento com os alunos, por que o respeito se manifesta no verdadeiro interesse pelo crescimento do aluno, através de uma linguagem compreensível, no apoio ás suas dificuldades nas atitudes firmes e serenas.

Um comentário:

  1. Eita, dupla pra frente!!! É de fazer inveja a atualização de vocês!!! Parabéns!!!

    Dentre as abordagens destaco a responsabilidade do professor em:"compreende o seu papel de instrumentalizar os alunos para a conquista dos conhecimentos e sua aplicação na vida prática".

    Excelente!!!

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