Turma: 1º ano. | Turno: M/T | Aulas: 05 | Área de ensino: Biologia. | Data: |
Tema: Ecologia: o estudo do mundo em que vivemos. | ||||
Objetivos: | Estratégias de ensino | Material didático | Avaliação | |
Identificaros conceitos ecológicos como: população, comunidade, biota, biocenose, ecossistema. | -Apresentação dos conceitos através de slides e fixação do conteúdo com o auxilio de filmes sobre o tema: população, comunidade, biota, biocenose, ecossistema. -Debate sobre o conteúdo. | Slide, DVD. | Debate dos pontos mais importantes analisados no vídeo. | |
Descrever os componentes bióticos dos ecossistemas e como funcionam os níveis tróficos. | -Exposição verbal do assunto; -Em grupo, montar uma cadeia trófica com imagens de revistas e jornais. -Pesquisas para casa sobre: habitat e nicho ecológico. | Papel ofício, cola tesoura, revistas, jornais. | Apresentação dos cartazes. | |
Apresentar os conceitos de “Habitats” e “Nichos” ecológicos” e a importancia desses conceitos no ecossistema. | -Leitura de textos; -Debate sobre os tópicos. -Pesquisa para casa sobre “Pirâmides ecológicas”. | Livros, revistas, pesquisas de internet. | Resumo do que foi discutido em sala de aula. | |
Argumentar como ocorre o fluxo de energia. | -Pesquisar no laboratório de informática as pirâmides ecológicas; -Construir uma pirâmide ecológica no power point.. | Laboratório de internet | -Construção da pirâmide ecológica; -Apresentação da pirâmide. | |
Identificar os fatores que limitamos ecossistemas. | -Apresentação do conteúdo através de slides; -Montagem de um ecossistema artificial no laboratório -Elaborar relatório da montagem. | Data show, garrafas pet, terra, rolhas clã plástica. | Entrega do relatório sobre análise dos resultados obtidos com ecossistema artificial. |
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Plano de aula. Equipe: Camila Silva, David Luan e Neydjane Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Observações:
ResponderExcluirNo 1º dia, após o filme, seria bom acescentar o debate sobre o conteúdo de ensino.
No 2º dia - a pesquisa não é para casa? Então, deve cita.
E, na aula do 3º dia, será ler a pesquisa ou socializar o que pesquisaram? E a "Pesquisa sobre “Pirâmides ecológicas”" não é para casa, registre isso, também.
Corrijam.