Nesta aula abordamos pontos importantes para a produção da aula, como:
O currículo: que pode ser pessoal (formação acadêmica) ou de ensino (perfil do ensino e do curso, os conteúdos, disciplinas).
A ementa: importante para a elaboração do plano de ensino. Define quais são os objetivos da disciplina, os conteúdos.
Plano de ensino: é a lista de matérias que devem ser ensinada em cada grau ou ano escolar, com a carga horária definida. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que se podem responder as questões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.
Plano de aula: defini a metodologia da aula e é um “recorte” do plano de ensino. O professor deve produzir um plano para cada aula. É interessante também que seja preparado com a colaboração de todos os professores da matéria. O plano de aula deve passar por criteriosa avaliação e análise reflexiva do que foi executado em sala de aula.
Projeto didático: envolve toda a escola, é interdisciplinar. No capítulo 10 de seu livro “Didática” Veiga (2001) afirma que: o projeto deve apresentar as seguintes características:
- Ser processo participativo de decisões;
- Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
- Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;
- Conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica;
- Explicitar o compromisso com a formação do cidadão.
- Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;
- Ser exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;
- Ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola;
- Ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.
Planejar é um ato de reflexão que visa atingir objetivos. É um processo contínuo e na escola, o planejamento é fundamental para orientar a ação educativa.
Após a discussão desses tópicos dialogamos sobre as entrevistas realizadas com professores de biologia. Expomos o ponto de vista de cada professor e discutimos sobre a postura tomada em sala de aula pelos entrevistados.
Para finalizar a aula nos dividimos em grupos e elaboramos um plano de aula.
Meninas, excelente!!!
ResponderExcluirDestaco a frase abaixo, que podem fundamentar o trabalho final, ao falar sobre o planejamento:
"Planejar é um ato de reflexão que visa atingir objetivos. É um processo contínuo e na escola, o planejamento é fundamental para orientar a ação educativa"